Ads Top

Procon comemora três anos de funcionamento em Nilópolis

O Procon de Nilópolis completou três anos desde a sua inauguração, no dia 19 de agosto de 2013. O órgão, que faz parte da Superintendência dos Direitos do Consumidor, pasta da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, é destinado à proteção e à defesa dos direitos e interesses dos consumidores, exercendo as funções de acompanhamento e fiscalização das relações de consumo.

Segundo a Secretaria Municipal de Cidadania, desde a inauguração já foram realizados mais de 4.000 atendimentos, 1.467 cadastramentos, 1.193 processos abertos, sendo 1.130 abertos por consumidores com pedidos de interesses próprios e 63 abertos pela Superintendente com interesses coletivos e 810 audiências para conciliação.

Para a superintendente do Procon, Giane Faro, os números são excelentes e a maioria dos consumidores saem satisfeitos. De acordo com a superintendente, 75% dos processos abertos já foram atendidos.




“75% dos processos abertos foram atendidos e os outros 25% não atendidos recebem análise e julgamento para penalização caso tenha comprovação de infração às leis de proteção ao consumidor. Precisamos alertar os consumidores e alertá-los sobre seus direitos e deveres, além de advertir e penalizar fornecedores para haver a melhoria do mercado de consumo”, ressaltou Giane Faro.

Ainda de acordo com a superintendente os casos com mais reclamações são: cobrança de valores indevidos, má prestação de serviços de telefonia e defeitos do produto. Os processos são resolvidos em torno de um a dois meses, menos tempo do que no Judiciário, cuja primeira audiência ocorre, normalmente, em três meses.




O Procon Municipal fica localizado na Rua Frei Ludolf, nº 35, Centro. Mais informações pelo tel.: 2692-4985.



Nenhum comentário:

E você, o que acha deste tema? Fique a vontade para expressar sua opinião, mas não utilize ofensas nem palavras impróprias, pois seu comentário será removido.

Tecnologia do Blogger.