Ads Top

Nilópolis pode ter apenas uma Zona Eleitoral

Após as mudanças aprovadas, no último dia 16 de março, pelo Tribunal Superior Eleitoral, o município de Nilópolis pode contar apenas com uma zona eleitoral. De acordo com a decisão, cada zona eleitoral poderá ter, no mínimo, 100 mil e, no máximo, 200 mil eleitores. Como Nilópolis possui apenas 126 mil eleitores, o número de zonas eleitorais em Nilópolis cairia de quatro para apenas uma zona eleitoral.

As alterações do TSE vão começar pelas capitais e têm como objetivo a redução de custos. Segundo a ministra Luciana Lóssio, relatora da proposta, a mudança é necessária por causa de distorções encontradas após consulta com os tribunais regionais eleitorais, feita no fim de 2016. “Por exemplo, o Rio de Janeiro, que possui aproximadamente a metade do eleitorado de São Paulo, tem o dobro de zonas eleitorais”, disse.




O Rio de Janeiro, com 4,8 milhões de eleitores, continuou a ministra, tem 97 zonas eleitorais contra 58 zonas eleitorais da cidade de São Paulo, que tem um eleitorado de 8,8 milhões de pessoas. Para fazer essa readequação, Luciana Lóssio propôs alterações nos artigos 3, 9 e 12 da Resolução 23.422/2014.




Para o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, os avanços tecnológicos permitem gerir uma zona eleitoral com até 200 mil eleitores. “Tanto é que hoje todas elas estão concentradas, muitas vezes, em um mesmo prédio em função dessa ideia".




Nenhum comentário:

E você, o que acha deste tema? Fique a vontade para expressar sua opinião, mas não utilize ofensas nem palavras impróprias, pois seu comentário será removido.

Tecnologia do Blogger.