Ads Top

Prefeito de Nilópolis participa de encontro para definir prioridades para a Saúde

Organizar o atendimento de urgência e emergência e abrir leitos de maternidade foram algumas das prioridades definidas na área da saúde da Baixada Fluminense.

As principais ações foram debatidas com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr, e os prefeitos da região na reunião do Conselho dos Municípios do Cisbaf, que pela primeira vez foi presidida pelo prefeito de São João de Meriti, Dr. João, na sede do consórcio, em Nova Iguaçu. “Cada prefeito precisa assumir o compromisso de qualificar a sua porta de entrada para atendimento da urgência e emergência com estrutura básica: com médicos clínicos gerais, pediatras, laboratório de análises clínicas e um aparelho de Raios X, funcionando 24 horas, todos os dias da semana. Essa medida irá desafogar o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), o Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo (Duque de Caxias) e o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (Saracuruna, em Duque de Caxias) para que possam receber os casos graves e de alta complexidade”, enfatizou Luiz Antonio.




O secretário também garantiu o aporte financeiro para a abertura de leitos de maternidade e o cofinanciamento de do custeio das UPAs municipais em funcionamento. O secretário estadual também prometeu reabrir até o final de maio o Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, em Nilópolis. “O hospital é estratégico para a Baixada, principalmente, para desafogar o Hospital da Posse. A unidade irá oferecer leitos de traumato-ortopedia, hoje a maior demanda da região”, explicou.




O presidente do Cisbaf, Dr João, questionou as vagas destinadas às gestantes da Baixada no Hospital da Mulher em São João de Meriti e o prefeito de Japeri, Carlos Moraes Costa, sugeriu que a região se unisse e discutisse a oferta de água e o tratamento de esgoto, já que cerca de 30% das internações estão relacionadas ao saneamento básico. E o prefeito de Nilópolis, Farid Abrão, propôs que as microrregiões se articulem para fortalecer a parceria entre municípios limítrofes na oferta de serviços.




Participaram também da reunião os prefeitos de Mesquita, Jorge Lucio Ferreira Miranda, de Queimados, Carlos de França Villela, e de Seropédica, Anabal Barbosa de Souza, os secretários de Saúde de Nilópolis, Kiraz Karraz, e de Queimados, Lívia Guedes, além das equipes técnicas da SES e do Cisbaf.



Nenhum comentário:

E você, o que acha deste tema? Fique a vontade para expressar sua opinião, mas não utilize ofensas nem palavras impróprias, pois seu comentário será removido.

Tecnologia do Blogger.